O que é a osteoporose? | Firme Forte | Osteoporose

O que é a osteoporose?

Caracterizada pela perda progressiva da densidade mineral óssea e aumento da fragilidade óssea, popularmente conhecida como ossos porosos ou fracos, a osteoporose é uma doença silenciosa e sem cura, que surge por diversos motivos, entre os quais:

• Menopausa

• Idade avançada

• Histórico familiar

• Constituição física magra

• Baixa ingestão de cálcio

• Diabetes

• Falta de exposição à luz solar

• Sedentarismo

• Fumo e consumo excessivo de álcool e café

Osteoporose e menopausa

A relação da osteoporose com a menopausa pode ser explicada pelo declínio dos hormônios ovarianos, podendo ocorrer, em poucos anos, uma redução importante da massa óssea. Porém, engana-se quem acredita que a doença acomete apenas mulheres em período da menopausa, a doença também afeta homens, mulheres mais jovens e até crianças.

A deficiência na ingestão de cálcio e vitamina D pode contribuir para a evolução mais rápida da patologia. Essa fragilidade óssea expõe a pessoa a fraturas, que ocorrem em maior incidência na coluna, punho e quadril.

Por não apresentar sintomas, a maioria dos portadores não sabe que está doente e não procura auxílio médico. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, estudos mostram que 85% dos homens e 70% das mulheres com osteoporose só descobrem a doença quando sofrem alguma fratura, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Saiba mais

No Brasil, 51 milhões de pessoas têm mais de 55 anos de idade. Desse total, 15 milhões são portadores de algum tipo de osteoporose.

Calcula-se que, após a menopausa, uma em cada três mulheres desenvolvem a doença. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose.

No Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões e os gastos com o tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), são altos. Só em 2010, o SUS gastou aproximadamente R$ 81 milhões para a atenção ao paciente portador de osteoporose e vítima de quedas e fraturas.

A meta do governo federal é reduzir em 2%, ao ano, a taxa de internação hospitalar por fratura de fêmur em pessoas idosas. Apenas, em 2010, foram internados 74 mil brasileiros na rede pública por fratura de fêmur. Para isso, o governo federal firmou acordo com estados e municípios (com população acima de 100 mil habitantes), para a redução progressiva de internações por fratura de fêmur, desde 2008 com o Pacto Pela Vida.

Saiba mais

InternaComoPrevenir

Como se prevenir?

A prevenção começa aos 20 anos com exercícios físicos regulares, consumo adequado de vitamina D e dieta balanceada e rica em cálcio.

» saiba mais.


InternaComoSeTratar

Como se tratar?

Para avaliar a consistência do osso, é preciso fazer a cada dois anos o exame de densitometria óssea. O tratamento é feito com medicamentos.

» saiba mais.

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose