Como se tratar | Firme Forte | Osteoporose
InternaCol1Photo

Como se tratar?

Após a detecção da doença e dependendo do seu grau, o tratamento pode ser pela combinação de remédios, atividades físicas e alimentação. Programas de exercícios auxiliam no fortalecimento dos músculos que sustentam os ossos fracos. Nos casos avançados, com o objetivo de proteger a coluna, é necessário o uso de um colete para ajudar a sustentar o peso do corpo ao sentar-se e levantar-se. Muletas, andadores ou bengalas ajudam na locomoção.

Últimas novidades em tratamento medicamentoso

Vários medicamentos eficazes estão aprovados para a prevenção e o tratamento da osteoporose. A eficácia desses medicamentos foi demonstrada pela habilidade em reduzir o risco fraturas vertebrais e não vertebrais em mulheres com osteoporose.

Os medicamentos podem ser divididos em duas categorias: antirreabsortivos (ou anticatabólicos), que agem inibindo a perda óssea, ou anabólicos. Os antirreabsortivos, que incluem estrogênio, moderadores seletivos de receptores de estrogênio, os bisfosnatos e os anticorpos monoclonais humanos reduzem a reabsorção dos ossos (posteriormente a formação óssea) levando a um aumento da densidade mineral óssea.

Na comparação, os anabolizantes, que incluem hormônio da paratireóide e teriparatida estimulam a formação óssea (e posteriormente reabsorção óssea), aumentando assim a densidame mineral óssea. Ranelato de estrôncio é outro medicamento que reduz o risco de fratura. Ele produz efeitos menos intensos sobre a remodelação óssea e, provavelmente, provoca a melhoria da força dos ossos, principalmente através dos efeitos sobre as propriedades da massa óssea.

Em mulheres com osteoporose na pós-menopausa os resultados primários dos estudos farmacêuticos mostraram a redução das fraturas. Houve redução do risco entre 30% e 70% para fraturas vertebrais, e por volta de 15% a 20% para fraturas não vertebrais e superior a 40% para fraturas de quadril. No entanto, dos tratamentos atualmente aprovados, somente o alendronato, o risendronato, o ácido zoledrônico e o ranelato de estrôncio mostraram redução das fraturas vertebrais, não vertebrais e de quadris.

A indicação dos medicamentos para homens e na população tratada com glicocorticóides está sendo aprovada pelos órgãos regulatórios com base em estudos que demonstram semelhanças nas melhorias de densidade mineral óssea em comparação com mulheres com osteoporose na pós-menopausa.

Saiba mais

InternaOqueE

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas até que ocorra uma fratura espontânea. Prevenção e exames são fundamentais.

» saiba mais.


InternaComoPrevenir

Como se prevenir?

A prevenção começa aos 20 anos com exercícios físicos regulares, consumo adequado de vitamina D e dieta balanceada e rica em cálcio.

» saiba mais.

Depoimentos [+] outros depoimentos

Um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Atividade física regular é importante para a saúde óssea. No entanto, é importante ressaltar que a atividade física deve envolver exercícios com impacto e que fortaleçam a massa muscular. São esses os mais importantes para a manutenção da massa óssea. Claro que a intensidade do exercício e o grau de impacto que o indivíduo pode suportar variam de acordo com cada caso e, por isso, é essencial que a atividade física seja supervisionada por um profissional treinado.

Diogo Domiciano, médico-assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose