Leite é alternativa para hidratar no verão e fortalecer a saúde óssea | Firme Forte | Osteoporose

Leite é alternativa para hidratar no verão e fortalecer a saúde óssea

Além de rica em nutrientes, a bebida também pode colaborar na hidratação para os dias mais quentes. Apesar de não substituir a água, o leite batido com frutas e servido gelado é sugestão refrescante para o calor.

Muitos sabem que o leite é fundamental para a qualidade dos ossos. Além disso, pode ser uma fonte de hidratação. Com as temperaturas bastante elevadas, a bebida pode ser ingerida sem restrição no verão e de diversas formas para se refrescar.

Tomar o leite puro e gelado é uma ótima opção para quem deseja matar a sede e ingerir um alimento nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e minerais fundamentais para a saúde óssea. Quem quiser a bebida mais saborosa pode bater o leite gelado com maçã, banana e morango. Porém nenhuma delas potencializa os efeitos do leite, apenas acrescentam vitaminas à bebida e proporciona um sabor mais agradável.

Segundo Lígia Martini, membro da Comissão Científica da ABRASSO (Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo), o leite ou o iogurte não substituem a água, que não tem calorias e possui poder de hidratação incomparável com outras bebidas. “A água é composta por minerais que atuam no processo fisiológico e faz com que a absorção dela seja rápida. Já o leite tem proteínas e gorduras que fazem a absorção ser mais lenta”, explica Lígia. É recomendado o consumo de dois litros de água por dia.

O consumo mínimo de leite deve ser de três vezes ao dia. “Uma dica valiosa para complementar a necessidade diária de leite é o optar pelo iogurte líquido ao invés dos sólidos para ajudar na hidratação”, sugere a integrante da ABRASSO.

As bebidas a base de soja devem ser fortificadas com cálcio para terem efeitos benéficos para os ossos, ou seja, no rótulo da bebida precisa indicar que há adição de cálcio. Apenas assim ela será eficaz para a saúde óssea. O leite de soja também pode ser batido com frutas e é mais uma sugestão refrescante para esta época do ano.

Lígia orienta que suco de frutas frescas não industrializados e sem açúcar são aliados importantes da alimentação saudável. Refrigerantes contêm alta quantidade de fósforo e em excesso podem ser prejudiciais aos ossos.

Sobre a ABRASSO

A Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo – ABRASSO foi criada em 2011 a partir da fusão da Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica, da Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral e da Sociedade Brasileira de Osteoporose. Possui mais de 1500 associados de diversas especialidades médicas, como radiologia, reumatologia, ginecologia, endocrinologia, e profissionais de outras áreas da saúde.

A ABRASSO é a principal referência em osteometabolismo no Brasil e mantém parceria com diversas instituições: The American Society for Bone and Mineral Research, Colégio Brasileiro de Radiologia, Sociedad Iberoamericana de Osteologia y Metabolismo Mineral, The International Society for Clinical Densitometry e Internetional Osteoporosis Foundation. A missão da ABRASSO é difundir conhecimento entre profissionais de todo o Brasil para ampliar a prevenção e o tratamento de doenças como a osteoporose, que afeta mais de 10 milhões de brasileiros.

Para mais informações sobre a ABRASSO: http://abrasso.org.br/

 

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose