Métodos preventivos podem diminuir o risco de osteoporose | Firme Forte | Osteoporose

Métodos preventivos podem diminuir o risco de osteoporose

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos e já atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros. Fatores como menopausa, alimentação com baixa quantidade de frutas, vegetais e laticínios, além de pouca exposição ao sol, podem ser fatores prejudiciais aos ossos. Por isso, confira 9 dicas que podem ajudar você a ficar com a saúde óssea em dia:

1- Evite o cigarro, já que um fumante chega a perder 1% de massa óssea por ano.

2- Procure se expor por 20 minutos ao sol. Ao contrário do que se acredita, o melhor horário para sintetizar vitamina D é o sol forte, entre 11 e 12 horas.

3- Consuma alimentos com fonte de cálcio, encontrados em laticínios, frutas, legumes, verduras e grãos.

4- Faça atividade física por 30 minutos diariamente. A prática de esporte ajuda no fortalecimento dos ossos.

5- A sugestão para os homens é de ficarem atentos ao excesso de carga que carregam, já que a saúde óssea poderá sofrer com esta ação. Normalmente, eles carregam mais peso, quando comparados ao gênero feminino.

6- As mulheres com mais de 55 anos, poderão sofrer de osteoporose com a queda do hormônio estrogênio, acontecimento comum na menopausa.

7- Evite ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes. Opte por suco natural e água que são alternativas saudáveis.

8- Manter o estilo de vida e alimentação saudável desde a infância ajudará na prevenção de possíveis problemas ósseo. Já que a aquisição de massa óssea aumenta na infância, acelera na adolescência e estabiliza no início da terceira década de vida.

9- A última dica é se você tem pais com osteoporose, é preciso mais atenção com os ossos para, assim, essa herança não te acertar se estiver desprevenido.

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

O dimensionamento do problema da osteoporose no Brasil é muito importante para que medidas de prevenção e tratamento eficazes sejam implementadas.

Partindo da premissa de ser um problema de saúde pública, uma vez que atinge cerca de 30% das mulheres após a menopausa, de acordo com os estudos epidemiológicos nacionais (SAPOS, SAPORI, VIGITEL), a população, médicos e outros profissionais de saúde, bem como políticos e organizações não governamentais, precisam unir forças para enfrentar e superar essa relevante questão de saúde.

Dr. Marcelo Pinheiro, Reumatologista da Unifesp e Chefe do Ambulatório de Osteoporose

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose