A cada três segundos um indivíduo sofre uma fratura por osteoporose | Firme Forte | Osteoporose

A cada três segundos um indivíduo sofre uma fratura por osteoporose

Falta de exposição ao sol, alimentação inadequada, menopausa, tabagismo e consumo de bebida alcoólicas são os principais fatores de predisposição da doença

A prevenção é aliada à saúde e com a estrutura óssea não é diferente. Hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos, alimentação rica em cálcio, além de exposição diária ao sol contribuem para a qualidade dos ossos. Somado a isso, evitar hábitos como tabagismo e bebidas alcoólicas também contribui com uma adequada saúde da massa óssea.

Em todo o mundo, a cada três segundos, mais de 8,9 milhões de pessoas sofrem com fraturas em razão da osteoporose, por ano. Estima-se que a doença afete 75 milhões de pessoas na Europa, Estados Unidos e Japão, segundo a IOF (International Osteoporosis Foundation). No Canadá são 1,4 milhão e na Austrália 2,2 milhões de pessoas.

Na União Europeia, a cada 30 segundos alguém tem uma fratura osteoporótica. Com o envelhecimento da população, a incidência de fratura de quadril na região deverá dobrar nos próximos 50 anos. No Brasil já são 9 milhões de pessoas que sofrem fraturas, porém num espaço de 3 segundos.

A osteoporose afeta 200 milhões de mulheres no mundo. Uma de suas causas é a chegada da menopausa, por volta dos 50 anos. A doença pode surgir por conta da queda significativa do hormônio estrogênio.

A probabilidade de cura para a doença é baixa, mas a dor pode ser controlada com medicação prescrita pelo médico, prática de atividade física e reposição hormonal. Cirurgias também são recomendadas em casos mais graves.

Fontes consultadas:

http://www.iofbonehealth.org/facts-statistics#category-14

http://www.iofbonehealth.org/european-union-policy-initiatives

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose