Osteoporose: conheça as causas e as formas de prevenir essa doença | Firme Forte | Osteoporose

Osteoporose: conheça as causas e as formas de prevenir essa doença

Por que o osso enfraquece?
Na osteoporose, o osso fica cheio de buracos e poroso. Isso ocorre porque há um desequilíbrio entre as células chamadas osteoclastos (que retiram cálcio dos ossos) e osteoblastos (responsáveis por reconstruir o osso furado). Nesse jogo, o cálcio não é reabsorvido e os buracos no osso se proliferam.

 

Estágio anterior à osteoporose
Antes de a doença se instalar, a mulher passa por um estágio intermediário chamado osteopenia. Ela é diagnosticada quando a massa óssea está abaixo da esperada para a idade da paciente. Para os médicos, a osteopenia serve como um alerta que deve ser monitorado com muita atenção.

 

As causas
Um dos fatores de risco é a idade. Após os 45 anos, há uma redução de 0,5% de massa óssea por ano. Tudo culpa da ação hormonal. É que nessa idade o estrogênio sofre uma queda brusca, e é justamente ele o responsável por manter o equilíbrio entre perda e ganho de massa óssea.Sedentarismo, hábitos inadequados como consumo de álcool e cigarro, falta de cálcio e vitamina D e menopausa precoce são outros causadores da doença.

 

Doença escondida
Todo mundo sabe que a osteoporose provoca o enfraquecimento dos ossos. Mas o que poucas pessoas têm consciência é de que a doença é silenciosa. Isso mesmo! Em estágio inicial, a mulher não sente nada. Estima-se que 75% dos diagnósticos são feitos somente depois de um osso quebrado.

 

Prevenção é tudo
A partir da menopausa, as mulheres devem fazer uma vez por ano o exame de densitometria óssea. Por meio de raios X, o aparelho mede a densidade dos ossos. Com o resultado, o médico consegue visualizar a situação óssea e bater o martelo sobre o diagnóstico da osteoporose.

 

Cálcio sempre!
Este mineral, presente no leite e em seus derivados, é o responsável pelo fortalecimento e manutenção dos ossos. A quantidade necessária de ingestão muda de acordo com a idade. A partir dos 18 anos e até os 50, recomenda-se 1000 miligramas do nutriente por dia. Isso você consegue com quatro copos de leite ou iogurte desnatados.

 

Um pouco de sol, por favor!
Tomar 15 minutos de sol por dia é fundamental para ajudar o corpo a prevenir a osteoporose. Esse tempinho é o suficiente para receber a cota de vitamina D – 10 microgramas – necessária para absorver o cálcio que vem da alimentação.

 

Fonte: M de Mulher

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose