Fumo é principal vilão de várias doenças | Firme Forte | Osteoporose

Fumo é principal vilão de várias doenças

A próxima sexta-feira, 29, marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Uma data que chama a atenção para os malefícios causados pelo tabagismo e desperta para a conscientização de se abandonar de vez o hábito de fumar, que é responsável por desencadear diretamente doenças respiratórias, cerebrovasculares e o tão temido câncer de pulmão, além de outras neoplasias, como câncer de boca, laringe, traqueia, esôfago, entre outros.

 

O câncer de pulmão, por exemplo, é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

As mulheres que fumam, além do risco de incidência de câncer de pulmão, podem sofrer com a osteoporose, especialmente após a menopausa; infertilidade; aumento em 39% das chances de desenvolver doenças coronarianas e 22% de risco de acidentes vasculares cerebrais, quando associado ao uso de contraceptivos orais. Na gravidez, a mulher fumante pode aumentar em cerca de duas vezes a chance de abortar, de ter filho prematuro ou com baixo peso e até mesmo perder o bebê no período neonatal.

 

Com informações do Diário Online.

 

Crédito da foto: Nicolas Raymond (cc)

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Atividade física regular é importante para a saúde óssea. No entanto, é importante ressaltar que a atividade física deve envolver exercícios com impacto e que fortaleçam a massa muscular. São esses os mais importantes para a manutenção da massa óssea. Claro que a intensidade do exercício e o grau de impacto que o indivíduo pode suportar variam de acordo com cada caso e, por isso, é essencial que a atividade física seja supervisionada por um profissional treinado.

Diogo Domiciano, médico-assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose