Dieta sem glúten pode evitar perda de massa óssea em pessoas com doença celíaca | Firme Forte | Osteoporose

Dieta sem glúten pode evitar perda de massa óssea em pessoas com doença celíaca

Um estudo recente apontou que 75% das pessoas que não tratam a doença celíaca desenvolvem a má absorção intestinal, o que provoca a perda de massa óssea. Uma dieta livre de glúten pode ajudar a combater esta condição, segundo a pesquisa.

A má absorção intestinal produz um balanço negativo de cálcio em pacientes com doença celíaca não tratada. Esta condição também pode levar a alguns déficits de outros minerais, gordura e vitaminas hidrossolúveis, o que pode afetar o metabolismo ósseo normal. Em particular, baixos níveis de zinco foram encontrados em pacientes com doença celíaca não tratada e, relacionados com baixos níveis de IGF, os quais são responsáveis subsequentemente por um desequilíbrio no metabolismo ósseo, no crescimento e na função imune.

Com esses fatos o ideal é uma dieta adequada visando melhorar essa absorção intestinal, diminuir as citocinas inflamatórias e em muitos casos a suplementação do cálcio.

O glúten é encontrado principalmente em alimentos que contém farinha de trigo, cevada, centeio e aveia.

Com informações do jornal A Tarde/Estadão/Nutrição&Boa Forma

Crédito da foto: Ongjulian CC-BY-SA-3.0 (Via WikimediaCommons)

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose