Para prevenir osteoporose, consuma leite e derivados! | Firme Forte | Osteoporose

Para prevenir osteoporose, consuma leite e derivados!

Embora alguns defendam que o consumo de leite não é necessário na fase adulta, a bebida continua sendo uma importante aliada no combate e prevenção da osteoporose. Quem afirma é o endocrinologista Francisco de Paula, membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO). “Além de manter uma dieta balanceada, com proteínas, carboidratos e lipídeos, o consumo de alimentos ricos em cálcio é fundamental em todas as idades. E, neste caso, estamos falando de leite e seus derivados, como iogurte e queijos”, afirma o médico que também é professor associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

De Paula explica que, diferentemente dos animais, os seres humanos mantém a capacidade de produzir lactase, o que permite o consumo de leite ao longo de toda a vida. “Esta vantagem deve ser utilizada em benefício da saúde óssea”, diz o endocrinologista. “Com exceção das pessoas que apresentam intolerância à lactose, o consumo regular de leite na fase adulta deve ser estimulado entre as pessoas que têm tolerância láctea normal. Ou seja, entre a maior parte da população”, aconselha.

O Dr. De Paula explica que, além de ser importante para a saúde dos ossos, o consumo de produtos lácteos também pode ser feito sem trazer prejuízos à balança. Segundo ele, atualmente, é possível encontrar diversos tipos de alimentos derivados de leite, cuja quantidade de cálcio facilita a obtenção diária ideal do nutriente (cerca de 1 a 1,2 g/dia), sem oferecer calorias em excesso. “Leite e iogurte desnatados, por exemplo, possuem uma quantidade um pouco maior de cálcio do que o alimento integral e são menos calóricos. Por isso, é possível manter o consumo de cálcio de maneira bastante saudável”, avalia. “Por outro lado, existem produtos no mercado que, embora também contenham cálcio, oferecem um elevado teor calórico, como bolos e achocolatados. O consumo exagerado desses alimentos deve ser evitado, principalmente, pelas crianças”, alerta o médico.

Crédito da foto: Juj ~

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose