Intolerância à Lactose? Veja 8 alternativas para garantir sua dose de cálcio | Firme Forte | Osteoporose

Intolerância à Lactose? Veja 8 alternativas para garantir sua dose de cálcio

Nozes e sementes: boa fonte alternativa de cálcio.Você não pode consumir leite ou produtos que contenham lactose? Não se preocupe! A intolerância a esta substância é comum ao redor do mundo e existem muitas opções de alimentos que ajudam a suprir a necessidade de cálcio do organismo. Veja sete alternativas que contém este substância tão importante para o organismo:

Leite e derivados sem lactose ou com pouca lactose

Poucas pessoas são 100% intolerantes a esta substância. Algumas vezes é preciso apenas controlar a quantidade de lactose ingerida para evitar os efeitos indesejáveis a quem tem intolerância. Procure por produtos desta categoria em mercados e lojas. Eles contêm o mesmo valor nutricional que o leite normal.

Derivados do leite com cálcio

Bons exemplos de alternativas são bebidas de soja ou arroz reforçadas, leite de amêndoa e iogurte de soja reforçado. É importante notar que estas opções não têm a mesma quantidade de cálcio que o leite normal.

Queijos

Muitas pessoas com intolerância à lactose podem comer alguns tipos de queijo, uma fonte rica em cálcio. Queijos do tipo duro, feito de forma tradicional, provocam menos reações nas pessoas que não podem com lactose por causa de seu processo de fermentação: ele reduz a quantidade da substância, mesmo em porções equivalentes a um copo de leite. Os queijos cheddar e emmental, por exemplo, contém apenas 10% da lactose encontrada no leite. Além disso, o processo de envelhecimento praticamente elimina a lactose do queijo. No entanto é importante ressaltar que muitos queijos são manufaturados e podem não ter o mesmo processo de produção que reduz a quantidade de lactose.

Feijão

Muitos tipos de feijão, como o branco ou o de soja, tem uma boa quantidade de cálcio. Por exemplo: 80mg de feijão branco cru possui 132mg de cálcio, praticamente a mesma quantidade de meio copo de leite.

Frutas e vegetais

Vegetais verdes-escuros como brócolis, couve, acelga chinesa e agrião são outras boas fontes de cálcio, assim como certas frutas como figo, passas e laranjas.

Nozes e sementes

Amendoas, avelãs, castanhas, sementes de gergelim também podem ajudar a aumentar a ingestão de cálcio necessária.

Água mineral

Fique de olho no rótulo da água mineral que você consome. Algumas marcas contém mais cálcio que outras e podem ser outra fonte alternativa.

Suplementos de cálcio

Está é uma dica um tanto óbvia para quem não pode consumir leite ou derivados para ingerir cálcio. Tente consumir produtos que também contenham vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio necessário. Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer tipo de medicação!

Fonte: IOF (em inglês).

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Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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