Confira exercícios que diminuem as chances de quedas e fraturas entre idosos | Firme Forte | Osteoporose

Confira exercícios que diminuem as chances de quedas e fraturas entre idosos

A prática de atividades físicas leves melhoram a capacidade de locomoção e o equilíbrio dos idosos, diminuindo as chances de quedas e fraturas entre eles.

Por isso, se você está na terceira idade ou convive com alguém nessa faixa etária, confira as dicas do Programa de Prevenção à Refraturas (Prevrefrat) que funciona em hospitais públicos do Rio de Janeiro e Brasília e é coordenado por um dos membro da comissão científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO):

Crédito do vídeo: Prevrefrat

 

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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Um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Atividade física regular é importante para a saúde óssea. No entanto, é importante ressaltar que a atividade física deve envolver exercícios com impacto e que fortaleçam a massa muscular. São esses os mais importantes para a manutenção da massa óssea. Claro que a intensidade do exercício e o grau de impacto que o indivíduo pode suportar variam de acordo com cada caso e, por isso, é essencial que a atividade física seja supervisionada por um profissional treinado.

Diogo Domiciano, médico-assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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