9 dicas para prevenir a osteoporose | Firme Forte | Osteoporose

9 dicas para prevenir a osteoporose

Como diziam os mais velhos: prevenir é melhor do que remediar! E se você pensa que isso vai exigir grandes esforços, está enganado. Pequenas atitudes e cuidados são capazes de proteger contra o surgimento desta doença. Mesmo que você nunca tenha colocado em prática nenhuma das dicas, não desanime. Nunca é tarde demais!

1) Evite quedas e acidentes domésticos. Pequenos acidentes em casa podem ocasionar fraturas sérias em pessoas que têm tendência ou já estão em processo de osteoporose.

2) Evite o sedentarismo. Faça exercícios físicos.

3) Alimente-se corretamente. Tenha uma dieta equilibrada e rica em laticínios, peixe, vegetais verdes, legumes, frutas.

4) Tome sol pelo menos por 15 minutos todos os dias. O melhor horário é das 11h ao meio-dia.

5) Não fume! O cigarro acelera a perda de massa óssea.

6) Evite bebidas alcoólicas! A ingestão excessiva de álcool acelera a perda de massa óssea.

7) Se tiver predisposição, faça exames regulares. A partir dos 50 anos, é importante medir a massa óssea por meio de exames de densitometria.

8.) Na menopausa, converse com o ginecologista ou especialista em osteoporose sobre a necessidade de suplementação hormonal, cálcio e vitamina D.

9) Atenção com medicamentos de uso contínuo que estimulem o aparecimento de osteoporose, como corticóide, anticoagulantes, antiácidos, anticonvulsivantes, entre outros, podem requerer um tratamento preventivo contra a doença.

Crédito das fotos: Alex E. Proimos via Compfight cc

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose