4 tipos de alimentos que protegem contra a osteoporose | Firme Forte | Osteoporose

4 tipos de alimentos que protegem contra a osteoporose

Alimentar-se da forma correta e balancear bem os nutrientes ingeridos é fundamental para prevenir diversas doenças e atingir uma qualidade de vida superior. No caso da osteoporose não é diferente: comidas ricas em cálcio e vitamina D são importantes para quem quer evitar ou tratar a osteoporose. Conheça alguns deles:

1)      Leite: o Ministério da Saúde aconselha que adultos consumam de 1.000 mg a 1.200 mg de cálcio por dia. Um copo de 250 ml de leite contém 300 mg de cálcio.

2)      Derivados do leite: o iogurte, por exemplo, possui quase a mesma quantidade de cálcio que o leite e podem vir enriquecidos com vitamina D que previne a perda de cálcio dos ossos. Queijo também é uma boa opção. Alguns são feitos sem lactose, caso a pessoa sofra de intolerância à essa substância.

3)      Salmão, atum, truta e sardinha: Esses peixes contêm boas quantidades de vitamina D. Uma dieta rica em vitamina D e a prática regular de exercícios físicos ajudam a prevenir a perda de massa óssea.

4)      Vegetais verde escuro: ricos em cálcio, podem ajudar a dieta para osteoporose.

 

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

O dimensionamento do problema da osteoporose no Brasil é muito importante para que medidas de prevenção e tratamento eficazes sejam implementadas.

Partindo da premissa de ser um problema de saúde pública, uma vez que atinge cerca de 30% das mulheres após a menopausa, de acordo com os estudos epidemiológicos nacionais (SAPOS, SAPORI, VIGITEL), a população, médicos e outros profissionais de saúde, bem como políticos e organizações não governamentais, precisam unir forças para enfrentar e superar essa relevante questão de saúde.

Dr. Marcelo Pinheiro, Reumatologista da Unifesp e Chefe do Ambulatório de Osteoporose

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose