Fofo de Bacalhau | Firme Forte | Osteoporose

Fofo de Bacalhau

O Bacalhau é um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em cálcio e outros minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. É saudável e totalmente natural. Veja o conteúdo de nutrientes por 100g de parte comestível de bacalhau:

 

Nutrientes por 100g de Bacalhau

Proteína

38g

Gordura

1g

Cálcio

60mg

Ferro

1,6 mg

Vitamina B:
Tiamina
Riboflavina
Niacina

0,01 mg
0,20 mg
2,4 mg

Porção comestível

85%

Água

40g

Energia Kcal/KJ

160/170

 

Além disso, o valor nutritivo de 1kg de bacalhau equivale a 3,2 Kg de peixe! Rende mais, podendo alimentar de 6 a 8 pessoas.

O bacalhau é mais nutritivo que o peixe, a carne e o frango. E permite inúmeras variações na cozinha, com receitas práticas que não deixam a rotina do feijão com arroz acabar com seu prazer de comer. Coma mais bacalhau : é gostoso e só faz bem! Vamos à receita?

Ingredientes

 

1 xícara (chá) de leite

3 ovos

3 fatias de pão de forma

50 g de queijo parmesão ralado

50 g de cenoura picada

sal a gosto

200 g de bacalhau demolhado, dessalgado e refogado

½ colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

1°- Coloque num liquidificador uma xícara (chá) de leite, três ovos, três fatias de pão de forma, 50 g de queijo parmesão ralado, 50 g de cenoura picada, sal a gosto e bata bem até formar uma mistura homogênea.

2°- Transfira a mistura para uma tigela, adicione 200 g de bacalhau demolhado, dessalgado e refogado e ½ colher (sopa) de fermento em pó e misture.

3°- Numa assadeira untada coloque o creme (feito acima) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por +/- 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Fonte: Mais Você, TV Globo

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Atividade física regular é importante para a saúde óssea. No entanto, é importante ressaltar que a atividade física deve envolver exercícios com impacto e que fortaleçam a massa muscular. São esses os mais importantes para a manutenção da massa óssea. Claro que a intensidade do exercício e o grau de impacto que o indivíduo pode suportar variam de acordo com cada caso e, por isso, é essencial que a atividade física seja supervisionada por um profissional treinado.

Diogo Domiciano, médico-assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose