Torta de Sushi com Guacamole | Firme Forte | Osteoporose

Torta de Sushi com Guacamole

O salmão é um peixe rico em vitamina D, essencial para a absorção do cálcio pelo organismo. Além do salmão, outras fontes são a gema de ovo e outros peixes como o arenque, o atum e a sardinha. O potencial destes peixes é tão grande que o óleo de fígado de peixe foi muito usado no passado como um suplemento de vitamina D, sendo o mais popular o óleo de fígado de bacalhau. Vamos à receita!

Ingredientes

Para o arroz

2 xícaras (chá) de arroz cru (tipo agulhinha)

6 xícaras (chá) de água

1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz

3 1/2 colheres (sopa) de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

Para o guacamole

1 abacate grande (cerca de 800 g), maduro, sem casca, cortado em cubos de mais ou menos 1 cm

Suco de 1 limão

1 colher (sopa) de cebola picada

1 colher (chá) de sal

1 tomate com pele e sem sementes picado

1/2 pimenta vermelha picada

Coentro picado a gosto

Para a maionese com raiz forte

1 xícara (chá) de maionese misturada com 1 colher (sopa) de raiz forte em pó

Para a cobertura

2 pepinos japoneses pequenos, com casca, cortados em rodelas bem finas

200 g de salmão defumado (ou gravlax)

Raminhos de endro (dill) para decorar 

Para a montagem

Numa forma redonda (22 cm de diâmetro) antiaderente de fundo removível, faça camadas na seguinte sequência: Arroz / Maionese com raiz forte / Rodelas de 2 pepinos japoneses com casca / Guacamole / Arroz / Maionese com raiz forte / Rodelas de pepinos japoneses com casca / 200 g de salmão defumado (ou gravlax)

Obs.: monte a torta um pouco antes de servir para que possa ir à mesa bem fresca. 

Para o tempero

Suco de 1 limão

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de conhaque

2 colheres (sopa) de molho shoyú

Para fazer a cura

1/2 xícara (chá) de sal

1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de pimenta branca quebrada

2 maços de endro (dill picado)

Para o gravlax

1 filé de salmão sem pele

Tempero reservado

Cura reservada 

Modo de preparo

Para o arroz – Numa panela em fogo médio, coloque 2 xícaras (chá) de arroz cru (tipo agulhinha) e 6 xícaras (chá) de água. Cozinhe o arroz até a água quase secar, em seguida acrescente (no arroz) 1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz, 3 1/2 colheres (sopa) de açúcar e 1/2 colher (chá) de sal. Mexa por 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. 

Para o guacamole - Numa tigela média, 1 abacate grande (mais ou menos 800 g), maduro, sem casca, cortado em cubos de cerca de 1 cm, suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de cebola picada, 1 colher (chá) de sal, 1 tomate com pele e sem sementes picado, 1/2 pimenta vermelha picada e coentro picado a gosto. Misture delicadamente e reserve.

Para o tempero - Num recipiente, misture bem suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de conhaque e 2 colheres (sopa) de molho shoyú. Reserve. 

Para fazer a cura - Num recipiente, misture 1/2 xícara (chá) de sal, 1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo e 1 colher (sopa) de pimenta branca quebrada e 1 maço de endro (dill picado). Guarde o restante e reserve.

Para o gravlax - Coloque 1 filé de salmão sem pele sobre um pano limpo numa forma. Pincele levemente, por todo o filé, o tempero reservado. Coloque, por cima, a cura reservada, apertando bem com as mãos.

Embrulhe bem o filé no pano, deixando bem apertado (cuidado para não espalhar a cura). Faça vários furinhos no pano, com uma faca afiada. Este processo ajuda no vazamento do líquido que o salmão desprenderá. Coloque algum objeto pesado sobre o filé para criar peso.

Pode ser em forma de tijolos, embrulhados em papel-alumínio, ou mesmo uma panela bem pesada. O importante é que o filé fique bem apertado por toda a sua extensão. Leve a assadeira com o filé e os pesos para a geladeira e deixe marinar por 48 horas. Após esse tempo, retire o filé da geladeira, desembrulhe do pano e limpe rapidamente a superfície do filé com outro pano limpo (ou papel-toalha). Corte o filé, com uma faca bem afiada, em tiras bem finas, sem cortar a pele. Guarde na geladeira por 3 dias.

Fonte: Mais Você, rede Globo

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose