Risoto de Limão com Sardinhas | Firme Forte | Osteoporose

Risoto de Limão com Sardinhas

De acordo com nutricionistas, a sardinha é rica em cálcio e ainda apresenta grandes quantidades de ômega-3. Segue uma deliciosa receita de risoto de limão com sardinhas, que além do peixe, traz também vários tipos de queijo. Lembramos que os derivados de leite também são ricos em cálcio e muito bons para a prevenção contra a osteoporose!

Ingredientes

Risoto

200 g de sardinha

 

1 fio de azeite

½ dente de alho amassado

½ ramo de tomilho desfolhado

1 pitada de flor de sal

30 g de manteiga sem sal

40 g de cebola (¼ de 1 cebola)

80 g de arroz Arbóreo ou Carnarole

raspas de 1 limão

50 ml de vinho branco

500 ml de caldo de galinha

20 g de manteiga

20 g de queijo grana padano

10 g de queijo mascarpone

20 g de chocolate meio amargo

Emulsão de Parmesão

20 g de manteiga

30 g de cebola

300 ml de creme de leite fresco

50 g de queijo parmesão ralado

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

 

Risoto1°- Numa tigela coloque 200 g de sardinha e tempere com um fio de azeite, ½ dente de alho amassado, ½ ramo de tomilho desfolhado e 1 pitada de flor de sal e deixe marinando por +/- 30 minutos.

2°- Coloque numa assadeira untada com um fio de azeite e grelhe as sardinhas (reservadas acima) e leve ao forno alto a 220°C por +/- 5. Retire do forno e reserve.

3°- Numa panela coloque 30 g de manteiga sem sal e 40 g de cebola e refogue. Adicione 80 g de arroz Arbóreo ou Carnarole, raspas de um limão e 50 ml de vinho branco, misture e deixe o vinho reduzir. Acrescente 500 ml de caldo de galinha, aos poucos, mexendo sempre, por +/- 20 minutos ou até o arroz ficar cozido “al dente”. Junte 20 g de manteiga e 10 g de queijo mascarpone e misture bem. Desligue o fogo coloque 20 g de queijo grana padano misture e sirva em seguida com a sardinha grelhada, emulsão de parmesão, chocolate ralado e um fio de azeite. Decore com folha de funcho e um cubinho de tomate.

Emulsão de Parmesão

1°- Numa panela coloque 20 g de manteiga e 30 g de cebola e leve ao fogo médio até a cebola murchar. Adicione 300 ml de creme de leite fresco misture e deixe ferver. Desligue o fogo adicione 50 g de queijo parmesão ralado e tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sirva em seguida.

Fonte: Mais Você, TV Globo

 

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose