Pesquisa revela que a prática de esportes ajuda a prevenir a osteoporose em homens | Firme Forte | Osteoporose

Pesquisa revela que a prática de esportes ajuda a prevenir a osteoporose em homens

A osteoporose é vista por boa parte da população como um mal feminino, que oferece poucos riscos aos homens. Mas eles também devem se preocupar com a prevenção dessa doença, e esportes podem ser benéficos nessa questão.

De acordo com um novo estudo, a prática de esportes que envolvem atividade física com impacto (como basquete e vôlei) durante quatro horas por semana, feita por homens na adolescência e juventude, aumenta a massa óssea, protegendo contra o desenvolvimento da osteoporose na idade avançada dessas pessoas.

“Homens que aumentaram sua carga de exercícios físicos com impacto entre os 19 e 24 anos não apenas desenvolveram mais osso, mas também tinham ossos maiores quando comparados a homens que foram sedentários durante esse mesmo período”, explica o pesquisador Mattias Lorentson, da Universidade de Gothenburg, na Suécia. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Bone and Mineral Research.

Leia mais sobre a pesquisa no site Live Science, em inglês, aqui.

 

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose