Conheça os exercícios indicados para o combate à Osteoporose: neste post, uma série de alongamentos | Firme Forte | Osteoporose

Conheça os exercícios indicados para o combate à Osteoporose: neste post, uma série de alongamentos

A partir de agora, você vai conhecer algumas séries de exercícios indicados para a prevenção e combate à osteoporose. Eles são indicados pela Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose e estão presentes na cartilha “Osteoporose para pacientes”. Neste primeiro post, vamos indicar uma série de alongamentos.

É bom lembrar que a osteoporose deve ser prevenida desde criança, por meio de exercícios suaves como caminhadas ou até mesmo a realização de um programa de exercícios estabelecido pelo médico ou pelo fisioterapeuta. Ex.: alongamento, exercício para melhorar o equilíbrio e para o fortalecimento dos músculos. Confira uma série de alongamentos essenciais:

1. Pescoço – incline a cabeça em direção ao ombro para o lado direito e esquerdo, para cima e para baixo.

2. Tríceps – coloque a mão atrás da cabeça e com a mão contralateral puxe o cotovelo para baixo.

3. Músculo peitoral – cruze as mãos atrás da cabeça e empurre os cotovelos para trás, abrindo o peito (estimule a respiração profunda).

4. Músculos paravertebrais e glúteos – aperte com as mãos os joelhos e, ao mesmo tempo, force as coxas e os joelhos em direção ao tórax. Conte até dez, devagar, e depois solte. Certifique-se de que os ombros e o pescoço estão relaxados.

5. Panturrilha – empurre a parede (alterne os pés). Coloque as mãos contra a parede com uma perna atrás da outra. Mantenha a perna que está reta e os dedos olhando na direção da parede. Incline o corpo para frente, devagar, dobrando a perna que está à frente. Você deve sentir alongar a panturrilha, sem tirar o calcanhar do chão. Segure nesta posição contando até 10 devagar.

6. Ísquios tibiais (musculatura posterior da coxa) – com as pernas apoiadas na parede, force os dedos dos pés na direção do seu corpo. Conte até 10, devagar, e descanse.

7. Músculo quadríceps – Apoie uma mão na parede, dobre o joelho para trás elevando o pé e puxe-o com mão em direção ao glúteo.

No próximo post você vai conhecer uma nova série de exercícios para equilíbrio e coordenação motora. Não perca!  

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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O dimensionamento do problema da osteoporose no Brasil é muito importante para que medidas de prevenção e tratamento eficazes sejam implementadas.

Partindo da premissa de ser um problema de saúde pública, uma vez que atinge cerca de 30% das mulheres após a menopausa, de acordo com os estudos epidemiológicos nacionais (SAPOS, SAPORI, VIGITEL), a população, médicos e outros profissionais de saúde, bem como políticos e organizações não governamentais, precisam unir forças para enfrentar e superar essa relevante questão de saúde.

Dr. Marcelo Pinheiro, Reumatologista da Unifesp e Chefe do Ambulatório de Osteoporose

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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