Alimentação equilibrada: o segredo para uma vida saudável e para afastar a osteoporose | Firme Forte | Osteoporose

Alimentação equilibrada: o segredo para uma vida saudável e para afastar a osteoporose

Uma alimentação variada e equilibrada é muito importante para uma vida saudável porque ajuda a prevenir muitas doenças (diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade etc.). Para se ter uma boa alimentação é preciso ingerir alimentos de todas as variedades ou grupos: pão, cereais, massa, arroz, vegetais, frutas, laticínios, carne, ovos, legumes crus e gorduras.

As quantidades indicadas são diferentes para os vários alimentos e, principalmente no caso dos carboidratos (pães, cereais, massa e arroz), dependem da idade e da quantidade e regularidade com que se pratica atividades físicas.

As carnes vermelhas devem ser consumidas em menor quantidade do que as brancas e o peixe, isto é, apenas algumas vezes por mês. Para se ter uma ideia do que deve ingerir diariamente relembre a pirâmide alimentar.

Algumas sugestões para tornar a sua alimentação rica em cálcio:

- Uma maneira ideal de aumentar a quantidade de cálcio de qualquer refeição é acompanhá-la com um copo de leite;

- Um iogurte, um copo de leite ou uma fatia de queijo são nutritivos e ricos em cálcio, especialmente aqueles fortificados;

- Adicione leite às sopas cremosas: torna-as mais saborosas e ricas em cálcio. Mas, cuidado se você tiver problemas de colesterol ou não quer engordar;

- Sopas ricas em cálcio: caldo verde, sopa de nabiças (ramas do nabo), sopa de espinafre e de agrião;

- Nos molhos para as saladas utilize iogurte natural, simples ou misturado com maionese light;

- Faça pratos de carne, peixe ou vegetais com molho branco (use leite para preparar o molho);

- Use queijo parmesão ralado em todos os pratos de massas;

- Misture queijo ralado nas massas e nos recheios das quiches e tortas salgadas;

- Costuma ter fome no intervalo entre refeições? Experimente comer frutas secas (nozes, figos etc.), um pedaço de queijo ou um copo de iogurte. Eles alimentam e são muito nutritivos;

- Sobremesas tradicionais ricas em cálcio: leite creme, arroz doce e aletria (doce português).

- Sugestões para sobremesas ou lanches ricos em cálcio: gelados de leite e salada de frutas com iogurte;

- Acha que algumas destas sugestões podem engordar? Então utilize os lacticínios desnatados, modere a sua ingestão de outros alimentos mais calóricos e… faça exercício, claro!

Se você tiver intolerância aos lácteos, prefira aqueles livres de lactose e consulte o seu médico ou nutricionista e veja outras alternativas para garantir uma boa saúde óssea.

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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