Quanto mais colorido o prato, melhores benefícios a refeição trará à saúde. Os brancos e verdes contém cálcio. Confira! | Firme Forte | Osteoporose

Quanto mais colorido o prato, melhores benefícios a refeição trará à saúde. Os brancos e verdes contém cálcio. Confira!

Já ouviu falar que quanto mais colorido o prato, mais nutrientes tem a refeição? Isso é a mais pura verdade. Como estamos falando de prevenção à osteoporose, é bom saber que os alimentos brancos e verdes são os que mais contem cálcio. Descubra, abaixo, o significado das cores de cada alimento e aproveite melhor os nutrientes dessa aquarela gastronômica.

Branco

Alimentos: Arroz, leite, queijo, batata, banana, cogumelo e couve-flor.

Principais nutrientes: Cálcio e fósforo.

Benefícios à saúde: Fortalecem os ossos, prevenindo osteoporose, reforçam a saúde dentária e regulam os batimentos cardíacos.

Vermelho

Alimentos: Caqui, tomate, cereja, morango, melancia, framboesa e goiaba vermelha.

Principais nutrientes: Licopeno e antocianina.

Benefícios à saúde: Previnem o estresse, estimulam a circulação e protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce.

Amarelo e laranja

Alimentos: Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco.

Principais nutrientes: Betacaroteno e vitamina B3.

Benefícios à saúde: Protegem o coração, fortalecem o cabelo, melhoram a visão e previnem o câncer de mama.

Roxo

Alimentos: Uva, figo, ameixa, berinjela, beterraba e repolho roxo.

Principais nutrientes: Antocianina e ácido elágico.

Benefícios à saúde: Protegem o coração, aumentam a disposição, retardam o envelhecimento e combatem o câncer.

Verde

Alimentos: Ervas, folhas e pimentão.

Principais nutrientes: Cálcio, ferro, potássio, luteína, betacaroteno e vitaminas.

Benefícios à saúde: Protegem o coração, desintoxicam as células, inibem os radicais livres e têm efeito anticancerígeno, além de hidratar o cabelo e a pele.

Marrom

Alimentos: Cereais integrais e sementes oleaginosas, como nozes e castanhas.

Principais nutrientes: Fibras e vitaminas.

Benefícios à saúde: Controlam o colesterol e o diabetes, combatem a ansiedade e a depressão, regulam o intestino e previnem o câncer e doenças cardiovasculares.

Fonte: M de Mulher, editora Abril

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Atividade física regular é importante para a saúde óssea. No entanto, é importante ressaltar que a atividade física deve envolver exercícios com impacto e que fortaleçam a massa muscular. São esses os mais importantes para a manutenção da massa óssea. Claro que a intensidade do exercício e o grau de impacto que o indivíduo pode suportar variam de acordo com cada caso e, por isso, é essencial que a atividade física seja supervisionada por um profissional treinado.

Diogo Domiciano, médico-assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose