Hidroginástica ’2.0′ ajuda a evitar risco ligado à osteoporose | Firme Forte | Osteoporose

Hidroginástica ’2.0′ ajuda a evitar risco ligado à osteoporose

Um estudo recente de pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou uma forma diferente de hidroginástica. Batizada de HidrOS, ela combina exercícios de força, resistência e equilíbrio, que mostraram bons resultados para prevenir danos ligados à osteoporose.

É sabido que prática da hidroginástica oferece baixo risco de lesões. Mas estudos sobre o impacto da hidroginástica convencional sobre a osteoporose são pouco conclusivos, além de não levarem em conta a incidência de quedas. Na osteoporose, ocorre a uma perda de cálcio dos ossos. Com isso, qualquer queda traz risco de fraturas graves – daí a importância de exercícios que fortaleçam o osso e melhorem o equilíbrio.

Na pesquisa da Unifesp, foram avaliadas 108 mulheres, sendo que 64 delas fizeram 6 meses de aulas de hidroginástica intensa específica para osteoporose, batizada de HidrOS, 3 vezes por semana, e as outras 44 mulheres fizeram parte do grupo controle que não praticou nenhuma atividade física regular durante o tempo da pesquisa. Todas as participantes receberam suplementação com cálcio e vitamina D.

A HidrOS é uma hidroginástica de alta intensidade. Consiste em movimentos “mais rápidos e mais intensos em menos tempo, só usando a resistência da água ao próprio corpo”, explica Linda Moreira Pfrimer, coordenadora do estudo. O segredo, diz ela, é pouca repetição e muita carga, ou seja, máxima velocidade de movimentos na água, o que fortalece ossos e músculos. Não houve mudança no grupo controle. Já o grupo que fez a HidrOS apresentou aumento na força do quadril, nos músculos da coluna, equilíbrio e flexibilidade.

A autora encontrou 45% menos quedas no grupo que fez exercícios em comparação com o grupo controle. “Idoso não precisa de exercício de repetição. Precisa de carga em tempos curtos, que gere força para melhorar o equilíbrio e fortalecer o osso”, diz Pfrimer.

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose