Linguado Gratinado com Crosta de Parmesão | Firme Forte | Osteoporose

Linguado Gratinado com Crosta de Parmesão

Ingredientes

600g de file de linguado

Suco de 2 limões

50g de miolo de pão de forma

50g de manteiga

50g de queijo parmesão ralado

Sal/pimenta

Preparo

Preparação da salada de lentilhas

Deixar as lentilhas de molho durante 1h em água fria. Escorrer, colocar em uma panela com o caldo de frango, a cenoura, o “bouquet garni”, e meia cebola com um cravo espetado. Cozinhar durante 30 minutos ou até que as lentilhas fiquem “al dente”. Resfriar, escorrer e temperar com azeite de nozes, vinagre, cebolinha picada, sal e pimenta.

Preparação da crosta de queijo parmesão

Bater utilizando um processador de alimentos o miolo de pão de forma, a manteiga e o queijo parmesão até obter uma massa. Esticar a massa entre duas folhas de papel manteiga, até a espessura de cinco milímetros. Reservar na geladeira para endurecer.

Preparação do linguado

Cortar em porções de 50g o filé de linguado, ou seja, 12 unidades, temperar com sal, suco e limão e manjericão cortado em juliana, deixar 1h na geladeira. Sem retirar do papel, cortar a crosta do mesmo tamanho das porções de filé de linguado, retirar o papel manteiga e posicionar, em cima de cada pedaço de peixe, um pedaço de crosta. Cozinhar no forno com a opção “grill” ligada para que a crosta gratine e atinja uma coloração dourada (+/- 3 minutos). Cuidado! Esta operação deve ser rápida para não cozinhar demais o peixe.

Montagem

No centro do prato colocar a salada de lentilhas, com o auxílio de um aro de metal. Pressionar a salada para que esta tome a forma do aro. Retirar o aro, delicadamente, e colocar o peixe gratinado sobre a salada. Se quiser, finalize seu prato com um fio de vinagre balsâmico reduzido em volta da preparação.

Receita enviada por: Chef Roland Villard

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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Um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Atividade física regular é importante para a saúde óssea. No entanto, é importante ressaltar que a atividade física deve envolver exercícios com impacto e que fortaleçam a massa muscular. São esses os mais importantes para a manutenção da massa óssea. Claro que a intensidade do exercício e o grau de impacto que o indivíduo pode suportar variam de acordo com cada caso e, por isso, é essencial que a atividade física seja supervisionada por um profissional treinado.

Diogo Domiciano, médico-assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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