Gelatina evita a osteoporose e melhora a elasticidade da pele | Firme Forte | Osteoporose

Gelatina evita a osteoporose e melhora a elasticidade da pele

Ela ganhou a fama de ser o principal alimento quando o assunto é dieta. Saborosa, refrescante, hipocalórica, que ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e fácil preparação. Sim, a gelatina é tudo isso. Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar.

Extraída do colágeno presente nos ossos e no couro dos animais, a gelatina contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo humano. Esses aminoácidos ajudam na síntese e na renovação do colágeno.

O colágeno, proteína fundamental na constituição do tecido conjuntivo, ajuda a melhorar a elasticidade da pele. Ele é fundamental para melhorar a elasticidade da pele, tornando-se essencial na renovação celular.

Para os esportistas é fundamental que inclua a gelatina em seu cardápio – Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como osteoporose, dando mais resistência ao atleta. O colágeno presente na gelatina impede a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões.

O alimento torna-se assim um agente que impede a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões.

A gelatina também auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e glicemia. Por ter baixa caloria, não contém gordura, colesterol nem carboidratos e pode ser consumida sem restrição.

Os médicos recomendam bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. É o suficiente para manter a dose de colágeno no corpo.

Tudo pode ter gelatina? – Por apresentar facilidade em ser convertida para a forma sólida e líquida por meio do aquecimento, ela torna-se um produto ideal para fazer ou acompanhar sobremesas como gomas, caramelos, iogurtes, mousses, tortas, bolos e sorvetes. Além de ganhar na praticidade em prepará-la, a gelatina pode dar um charme todo especial ao doce por ser colorida e se adaptar facilmente a qualquer formato. Isso, claro, sem contar de todos os benefícios à sua saúde já citados anteriormente.

Novidade: gelatina em cápsulas – Hoje já é possível encontrar, em farmácias especializadas, as gelatinas em cápsulas. Elas apresentam os mesmos benefícios da gelatina em pó, porém, as versões em cápsulas são mais eficientes para a formação de colágeno por serem pura e sem adição de corantes. Quanto à absorção, as do tipo em pó são absorvidas em maior velocidade.

A desvantagem da encapsulada é que para se obter 10g (dose mínima diária) é necessária a ingestão de 20 cápsulas, enquanto na versão em pó, a mesma quantidade é obtida em apenas uma colher de sobremesa. Sempre as utilize com a indicação de um profissional de saúde capacitado, pois a dose pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo.

Não existe contraindicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões que não são diet. Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecarga de proteína sobre o rim.

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose