Bacalhau ao Creme de Alho | Firme Forte | Osteoporose

Bacalhau ao Creme de Alho

Ingredientes

1 litro de leite longa vida integral

8 pedaços de lombo de bacalhau dessalgado

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

Casca de 3 laranjas

2 cabeças de alho

2 batatas médias descascadas e picadas

sal a gosto

Preparo

Limpe o lombo de bacalhau e elimine a pele e as espinhas. Arrume-os em uma assadeira refratária e regue com o leite misturado com o azeite de oliva. O bacalhau deve ficar completamente coberto com esta mistura. Por cima, espalhe as cascas das laranjas. Cubra com filme plástico e deixe repousar por três horas dentro da geladeira. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) e deixe por 30 minutos ou até a carne do bacalhau ficar macia. Retire do forno e reserve.

Descasque os dentes de alho e coloque em uma panela com 1/2 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo, escorra a água e coloque o alho em uma panela com as batatas e a mistura de leite com azeite de oliva em que o bacalhau foi assado. Despreze as cascas de laranja. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até as batatas ficarem bem macias. Retire do fogo, passe as batatas e o alho pelo espremedor, aparando na mesma panela em que foram cozidos.

Volte ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até obter um creme encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Reserve.

Montagem: aqueça o bacalhau antes de servir e arrume nos pratos com o creme de alho. Sirva com minilegumes e decore com cheiro verde.

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose