Bacalhau ao Creme de Alho | Firme Forte | Osteoporose

Bacalhau ao Creme de Alho

Ingredientes

1 litro de leite longa vida integral

8 pedaços de lombo de bacalhau dessalgado

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva

Casca de 3 laranjas

2 cabeças de alho

2 batatas médias descascadas e picadas

sal a gosto

Preparo

Limpe o lombo de bacalhau e elimine a pele e as espinhas. Arrume-os em uma assadeira refratária e regue com o leite misturado com o azeite de oliva. O bacalhau deve ficar completamente coberto com esta mistura. Por cima, espalhe as cascas das laranjas. Cubra com filme plástico e deixe repousar por três horas dentro da geladeira. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) e deixe por 30 minutos ou até a carne do bacalhau ficar macia. Retire do forno e reserve.

Descasque os dentes de alho e coloque em uma panela com 1/2 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo, escorra a água e coloque o alho em uma panela com as batatas e a mistura de leite com azeite de oliva em que o bacalhau foi assado. Despreze as cascas de laranja. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos ou até as batatas ficarem bem macias. Retire do fogo, passe as batatas e o alho pelo espremedor, aparando na mesma panela em que foram cozidos.

Volte ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até obter um creme encorpado. Acerte o sal e retire do fogo. Reserve.

Montagem: aqueça o bacalhau antes de servir e arrume nos pratos com o creme de alho. Sirva com minilegumes e decore com cheiro verde.

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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Um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção e tratamento da osteoporose. Atividade física regular é importante para a saúde óssea. No entanto, é importante ressaltar que a atividade física deve envolver exercícios com impacto e que fortaleçam a massa muscular. São esses os mais importantes para a manutenção da massa óssea. Claro que a intensidade do exercício e o grau de impacto que o indivíduo pode suportar variam de acordo com cada caso e, por isso, é essencial que a atividade física seja supervisionada por um profissional treinado.

Diogo Domiciano, médico-assistente da Disciplina de Reumatologia do Hospital das Clínicas da USP.

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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