Atividade física regular é uma das indicações para prevenir Osteoporose | Firme Forte | Osteoporose

Atividade física regular é uma das indicações para prevenir Osteoporose

Como a água tira o impacto do corpo com o solo, ao contrário do que se costuma dizer por aí, hidroginástica e natação não são os melhores tipos de exercícios físicos para prevenção e combate à osteoporose.

Os melhores tipos de exercícios são a tração (musculação) e o impacto (corrida, caminhada e dança). A corrida é um excelente exercício, pois o impacto provocado auxilia na renovação celular dos ossos, tornando-os mais fortes e menos suscetíveis a fraturas.

É importante lembrar que qualquer modalidade de atividade física é benéfica se realizada em volumes e intensidades adequados. A partir do momento em que se torna exagerada, deixa de ser saudável.

Quer um exemplo? Se a mulher treinar tão intensamente a ponto de ter sua gordura corporal reduzida drasticamente até um ponto em que seu ciclo menstrual acaba cessando (amenorreia secundária), a parada da menstruação pode retirar o efeito protetor do hormônio estrogênio sobre o osso e tornar esta mulher jovem mais vulnerável à perda de cálcio.

Outro cuidado é para com as mulheres que já tiveram anorexia nervosa. Elas provavelmente sofrem de osteoporose precoce. Se estas mulheres resolvem começar a treinar e aumentam de maneira abrupta seu volume e/ou intensidade, possivelmente sofrerão lesões musculoesqueléticas pelo fato de terem seus ossos enfraquecidos.

Agora que você já sabe que se exercitar (mas sem exageros) é extremamente importante, descubra o que gosta de fazer e divirta-se! Mas procure sempre um profissional qualificado para indicar corretamente o que fazer e como fazer.

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

O dimensionamento do problema da osteoporose no Brasil é muito importante para que medidas de prevenção e tratamento eficazes sejam implementadas.

Partindo da premissa de ser um problema de saúde pública, uma vez que atinge cerca de 30% das mulheres após a menopausa, de acordo com os estudos epidemiológicos nacionais (SAPOS, SAPORI, VIGITEL), a população, médicos e outros profissionais de saúde, bem como políticos e organizações não governamentais, precisam unir forças para enfrentar e superar essa relevante questão de saúde.

Dr. Marcelo Pinheiro, Reumatologista da Unifesp e Chefe do Ambulatório de Osteoporose

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose