Abóbora Gratinada | Firme Forte | Osteoporose

Abóbora Gratinada

A abóbora tem vitaminas do complexo B que dão mais disposição para as pessoas. A cor alaranjada é sinal de muito betacaroteno, uma substância que protege o corpo do envelhecimento. E a abóbora também é rica em cálcio e fósforo. Ela se torna, portanto, mais um alimento importante para combater a osteoporose. A indicação dos nutricionistas é consumir 60g (uma fatia pequena) três vezes por semana. Na hora da compra, prefira a abóbora com casca lisa, sem ranhuras e com polpa firme.

A abóbora não é muito calórica. Uma fatia de 200g tem 80 kcal. O que pouca gente sabe: o ideal é consumi-la com a casca, isso porque nelas estão grandes propriedades do vegetal (vitaminas do complexo B e fibras, que melhoram o todo o metabolismo do organismo e o funcionamento do intestino, respectivamente).

A maneira tradicional de consumir a abóbora é cozida, mas ela também pode ser gratinada. Vamos à receita!

 Ingredientes

600g de abóbora fatiada

300g de queijo muçarela

½ litro de leite

4 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola pequena ralada

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Preparo

Primeiro, cozinhe a abóbora com água. Em outra panela derreta a manteiga e acrescente a cebola. Refogue e deixe dourar. Coloque parte do leite e mexa. Enquanto isso, dissolva em uma vasilha a farinha de trigo e a outra parte do leite. Depois misture tudo e adicione o sal. Mexa até ficar com a consistência cremosa. Unte uma assadeira com manteiga e monte camadas usando o molho, a abóbora e o queijo muçarela. Polvilhe com parmesão e leve ao forno por 20 minutos até gratinar.

Twitter

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Arquivos

Depoimentos [+] outros depoimentos

Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

Lorem ipsum dolor sit amet

“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

Dica Firme e Forte

ToolsCalculadora

Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

Teste de Osteoporose

ToolsTesteOsseo

São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

Teste de Osteoporose