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Oito maneiras de prevenir a osteoporose

Hoje, a abundância de medicamentos e uma maior compreensão sobre os impactos que nosso estilo de vida e a alimentação exercem na saúde dos ossos possibilitam a prevenção e podem auxiliar o tratamento.

Anote algumas recomendações para ajudar você a ter um belo começo na prevenção da osteoporose ou para desacelerar o estabelecimento da doença:

- Pare de fumar: Pesquisadores incentivaram mulheres na pós-menopausa que fumavam pelo menos dez cigarros por dia a parar de fumar. Depois de um ano, a densidade mineral do fêmur total dessas mulheres aumentou em 1,52% — um número mais significativo do que parece.

- Encare os halteres: os exercícios de força favorecem muito mais do que a formação de músculos. Eles também aumentam a densidade óssea. Não só as caminhadas e outros exercícios contra a gravidade são importantes para manter os ossos ao longo da vida, os exercícios de força praticados com regularidade também promovem os benefícios significativos.

- Priorize o cálcio: incorpore o cálcio à sua alimentação, pois ele também melhora a densidade mineral dos ossos.

- Tome vitamina D: assim como o cálcio, a vitamina D também é excelente. Aliás, essa vitamina ajuda a absorver o cálcio. Alimentos ricos em vitamina D são óleo de peixe, peixes gordurosos (salmão, sardinha, bagre, cavalinha, atum), cogumelos e ovo.

Aqui no Seja Firme e Forte, você confere algumas receitas deliciosas elaboradas especialmente com ingredientes ricos em cálcio e vitamina D. Acesse aqui.

- Troque refrigerante por leite desnatado ou água: pesquisas comprovam que mulheres que tomam refrigerante todos os dias tiveram em média densidade mineral óssea 3,7% mais baixa no quadril e 5,4% mais baixa na coluna vertebral do que as que tomaram refrigerante menos de uma vez por mês.

- Cuide da saúde dos dentes: a maneira mais difundida de diagnosticar a osteoporose é por meio da densitometria óssea. Entretanto, um sinal de que você corre o risco de estar com a doença pode ser a perda precoce dos dentes.

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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Embora o tratamento medicamentoso da osteoporose seja capaz de reduzir em até 60% o aparecimento de novas fraturas, o ideal é inicia-lo antes que a primeira fratura tenha ocorrido.

 

Dra. Vera L Szejnfeld, médica reumatologista, atual Diretora Científica da ABRASSO.

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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São apenas 19 perguntas simples para você descobrir como está a saúde dos seus ossos.

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