Mitos e Verdades Sobre o Cálcio | Firme Forte | Osteoporose

Mitos e Verdades Sobre o Cálcio

1 – O cálcio realmente é importante para o organismo? VERDADE

O Cálcio é definido como macromineral, pois existe no organismo em proporção superior a 0,05%. Como função, ele é responsável pela formação estrutural dos ossos e dentes, além de ter atuação, juntamente com a vitamina k, no sistema circulatório, ajudando na coagulação do sangue. Para tanto, o cálcio ainda se faz importante no estabelecimento do equilíbrio com o fósforo. Ele atua influenciando na ação do lab-fermento e coordena as ações do sódio e do potássio, na contração muscular do coração e outros músculos

Se na fase de desenvolvimento da matriz óssea, não for consumida a quantidade recomendada de cálcio, isso pode levar a deformação dos ossos dos membros inferiores, que seria o raquitismo. Já na fase adulta, pode ocasionar a osteomalácia, que é um defeito na mineração óssea, além da osteoporose, geralmente após os 40 anos.

2 – Lácteos são as principais fontes dietéticas de cálcio? VERDADE

A principal fonte de cálcio é o leite e seus derivados. Outros alimentos também possuem cálcio, como brócolis e alguns grãos, por exemplo, mas é importante observar que praticamente todos os vegetais têm uma substância que se chama fitato que impede a absorção de cálcio pelo organismo. Por conta disso, não é aconselhado tentar compensar a falta de ingestão de leite e seus derivados comendo mais verduras, pois a absorção do cálcio proveniente delas é muito pequena.

A recomendação de ingestão de cálcio é de 1000 mg por dia, em média. Essa recomendação leva em consideração uma absorção média de 30% do mineral:

• 1 copo de leite ou 1 copo de iogurte ou 2 fatias de queijo branco: 300 mg; absorção de 32%
• 1 concha grande de feijão: 50 mg; absorção de 16%
• 4 colheres e meia (sopa) de brócolis: 35 mg; absorção de 61%
• 3 colheres (sopa) de espinafre: 122 mg; absorção de 5%
• 1 e meia colher (sopa) de couve refogada: 47 mg; absorção de 59%

3 – O leite desnatado tem menos cálcio que o integral? MITO

O que é retirado nos leites desnatados é a gordura e isso não interfere nos níveis de cálcio contidos nas porções integrais, ou seja, um litro de leite desnatado contém os mesmos 1000 mg, aproximadamente, de cálcio da versão integral.

4 – As mulheres na menopausa tendem a perder cálcio dos ossos? VERDADE

Por conta das alterações hormonais deste período, em especial a diminuição do estrógeno, que é um grande protetor dos ossos. Até a menopausa, as mulheres apresentam vantagem em relação aos homens no que se refere à parte cardiovascular, à pele e ao esqueleto. Quando terminam as menstruações por volta dos 51 anos, há uma queda significativa no nível de estrógeno e elas perdem a proteção natural que tinham antes da menopausa. A célula responsável por sua destruição predomina sobre as formadoras e o desgaste ósseo fica mais acelerado.

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Para previnir a osteoporose: consuma mais alimentos com cálcio e vitamina D, tome mais sol e faça mais exercícios com algum impacto. Não deixe de fazer os exames preventivos, incluindo a denistometria óssea.

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“A informação faz toda a diferença em nossa vida, inclusive na nossa saúde. Com a campanha Seja Firme e Forte objetivamos levar conhecimento a todos, para que tenham hábitos saudáveis de vida  e garantam a saúde de seus ossos em todas as fases da vida, e também para que as pessoas saibam reconhecer as situações de risco que possam enfraquecer seus ossos, de forma a procurarem os profissionais de saúde precocemente, para prevenir as doenças ou, quando necessário, resgatar sua saúde óssea.”

Luiz Claudio Castro, Endocrinologista Pediatra.

21/09/2011

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“A osteoporose é real e afeta a todos. É preciso mobilizar a todos e mostrar que embora difícil, é possível conviver com a doença, trabalhar e ter uma vida normal.”

Suely Roitman, Presidente da FENAPCO

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